Data: 09-03-2012
Criterio:
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
A espécie é amplamente distribuída no Brasil e e não é endêmica. No entanto, não há informações populacionais sobre a espécie e por isso, recomenda-se pesquisas voltadas a coleta de dados sobre a espécie.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Voyria aphylla (Jacq.) Pers.;
Família: Gentianaceae
Sinônimos:
A espécie apresenta afinidades morfológicas com V. obconica e V. tenella; apresenta endosperma nucleado (Maas; Ruyters, 2006). Os mesmo autores mencionam o fato desta ser a única espécie do gênero a ocorrer em ambientes abertos. As características morfológicas e anatômicas da raiz de V. aphylla, bem como a sua tipologia micorrízica arbuscular parecem ser de transição entre V. truncada e V. tenella (Imhof, 1999). Planta saprófita, áfila (Guimarães, com. pess.). O gênero apresenta pólen distinto de todos os outros incluídos na família Gentianaceae, fato observado por Nilson; Skvarla (1969) e corroborado por Maas; Ruyters (1986).
Devido a seu hábito saprofítico, V. aphylla é uma espécie muito difícil de ser estudada quanto a dinâmica populacional (Guimarães, com. pess.).
A espécie não é endêmica do Brasil, ocorrendo amplamente distribuida aqui nos Estados das regiões Norte (Roraima, Amapá, Pará, Amazonas), Nordeste (Pernambuco, Bahia), Centro-Oeste (Mato Grosso), Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina) (Guimarães; Saavedra, 2012).
Planta herbácea, terrícola; ocorrendo em Florestas Ombrófilas Densas (Saavedra et al., 2009) e ambientes florestais (Marques et al., 2005) associados aos domínios fitogeográficos Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia (Guimarães; Saavedra, 2012). Apresenta síndrome de dispersão anemocórica (Cantarelli, 2006).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Em Perigo" (EN) em avaliação de risco de extinção empreendido para a flora do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002) e considerada "Rara" (R) de acordo com a avaliação de risco de extinção feita para o Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).
- GUIMARÃES, E.F.; CALIÓ, M.F.; SAAVEDRA, M.M. Gentianaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <(http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000117)>. Acesso em: 02/03/2012.
- SAAVEDRA, M.M.; FRAGA, C.N.; GUIMARÃES, E.FSTEHMANN, J.R. ET AL. Gentianaceae. 2009.
- CANTARELLI, J. Plantas da Nossa Terra. 2006.
- MAAS, P.J.M; RUYTERS, P. Voyria e Voyriella (saprophitic Gentianaceae). 1986. 1-93 p.
- ALBERT, V.C.; STRUWE, L. Phylogeny and classification of Voyria (saprophytic Gentianaceae). 1997. 466-479 p.
- RENATO AQUINO ZÁCHIA. Diferenciação de componentes herbáceos e arbustivos em florestas do Parque Nacional da Lagoa do Péeixe, Tavares - Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado. Porto Alegro, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.
- GUIMARÃES, E.F. Comunicação da especialista Elsie F. Guimarães, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro(RJ), para o analista Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.
- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.
- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.
CNCFlora. Voyria aphylla in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Voyria aphylla
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 09/03/2012 - 18:12:10